segunda-feira, 13 de junho de 2011

Exercícios - Imperialismo


1- Desde meados do século XIX até o início do século XX, as nações industrializadas européias e os Estados Unidos da América empreenderam uma disputa por territórios na África, Ásia e América Latina. Essa disputa ficou conhecida como imperialismo ou neocolonialismo.
Compare o imperialismo do século XIX com a expansão mercantilista ocorridas nos séculos XV e XVI, quanto ao processo de colonização.

2-Eça de Queirós, em CARTAS DA INGLATERRA, afirma que "em toda a parte onde (o inglês) domine e impere, todo o esforço consiste em reduzir as civilizações estranhas ao tipo da sua civilização anglo-saxônica".
Como os europeus de fins do século XIX e início do século XX justificavam sua prática imperialista?

3- No final do século XIX, em decorrência do neocolonialismo, um violento conflito se deu entre China e Inglaterra, devido ao interesse britânico em impor seu domínio sobre a China. O conflito a que se refere o texto foi:
a) a Guerra da Manchúria.
b) a Guerra dos Boers.
c) a Guerra dos Boxers.
d) a Guerra dos Cipaios.
e) a Guerra do Ópio.

4- "Quando os brancos chegaram, nós tínhamos as terras e eles a Bíblia; depois eles nos ensinaram a rezar; quando abrimos os olhos, nós tínhamos a Bíblia e eles as terras". Essa frase - atribuída a Jomo Kenyatta, fundador da República do Quênia - remete à partilha da África, no quadro do imperialismo europeu.
a) Comente e interprete o trecho.
b) O que ficou determinado na Conferência de Berlim?
(NOVAES, Carlos Eduardo e RODRIGUES, Vilmar. "Capitalismo para principiantes". 20º edição, São Paulo, Ática, 1991, p.88)

5-A expansão imperialista sobre os territórios asiáticos e africanos no decorrer do século XIX foi, antes de tudo, um ato de conquista.A partir desta afirmativa, identifique a opção que indica a nação européia expansionista, a região colonizada e o movimento de resistência possíveis de inter-relacionar-se corretamente.
a) França/ Argélia/ Guerra do Boxers
b) Inglaterra/ Índia/ Revolta dos Cipaios
c) Inglaterra/ Sudão/ Revolta dos Boers
d) Portugal/ Angola/ MPLA e) Alemanha/China/ Movimento Taiping

6- A industrialização de diversos países, ao longo do século XIX, alterou o equilíbrio e a dinâmica das relações internacionais.Com a Segunda Revolução Industrial emergiu o imperialismo, cuja característica marcante foi o (a) :
(A) Substituição das intervenções militares, pelo uso da diplomacia internacional.
(B) Transferência de tecnologias, estimulada por uma política não-intervencionista.
(C) Busca de novos mercados consumidores para as manufaturas e os capitais excedentes dos países industrializados.
(D) Procura de especiarias, ouro e produtos tropicais inexistentes na Europa.

7-“Quando o século XIX estava por terminar o século XX apenas começava, o mundo viveu um desses momentos em que o ponteiros do relógio da História parecem andar mais depressa.”
                    NEVES ,Margarida e HEIZER, Ada. A ordem é o progresso. SP: Atual, 1992,p.13.
    Assinale a alternativa que melhor exprime as transformações mundiais no final do século XIX:
(A) A difusão de novas tecnologias, a exemplo do automóvel, que revolucionaria os sistemas de transportes em escala mundial.
(B) A expansão imperialista e a disputa colonialista da Ásia e da África pelos países europeus, pelos Estados Unidos e pelo Japão.
(C) A decadência alemã, na Europa, processo que geraria com rapidez as crises políticas responsáveis pela I Guerra Mundial.
(D) A abolição da escravidão no Brasil, nos Estados Unidos e em Cuba, apagando de vez os resquícios do colonialismo mercantilista do mundo ocidental.

8- Assinale a afirmativa correta em relação ao processo de colonização da África e da Ásia, realizado pelas principais potências mundiais, nos séculos XIX e XX.
(A) O término do Apartheid, na África do Sul, só foi possível pela derrota dos exércitos ingleses na Guerra dos Bôeres.
(B) A chamada partilha da África foi conseqüência direta do Tratado de Paz de Versalhes, firmado entre os vencedores e os perdedores da 1ª Guerra Mundial.
(C) A conquista colonial teve a finalidade de transformar a África e a Ásia em fornecedores de matérias primas, consumidores de produtos industrializados e receptores de investimentos das potências mundiais.
(D)  O Japão foi o país que mais se beneficiou das colônias conquistadas na África, pois nelas instalou o seu excedente populacional, entre outros benefícios.

2 comentários:

  1. kde a resposta? esse exercício me ajudou muito.... mas preciso da resposta pra ver se o meu está certo...

    ResponderExcluir
  2. Muito bom, porém, não tem i gabarito para verificarmos se esta correto.

    ResponderExcluir