terça-feira, 14 de junho de 2011

Vestibular UERJ 2012

45-Quando os auditores do Ministério do Trabalho entraram na casa de paredes descascadas num bairro residencial da capital paulista, parecia improvável que dali sairiam peças costuradas para uma das maiores redes de varejo do país. Não fossem as etiquetas da loja coladas aos casacos, seria difícil acreditar que, através de uma empresa terceirizada, a rede pagava 20centavos por peça a imigrantes bolivianos que costuravam das 8 da manhã às 10 da noite.Os 16 trabalhadores suavam em dois cômodos sem janelas de 6 metros quadrados cada um. Costurando casacos da marca da rede, havia dois menores de idade e dois jovens que completaram 18 anos na oficina.
Adaptado de Época, 04/04/2011
A comparação entre modelos produtivos permite compreender a organização do modo
de produção capitalista a cada momento de sua história. Contudo, é comum verificar a
coexistência de características de modelos produtivos de épocas diferentes.
Na situação descrita na reportagem, identifica-se o seguinte par de características de
modelos distintos do capitalismo:
(A) organização fabril do taylorismo – legislação social fordista
(B) nível de tecnologia do neofordismo – perfil artesanal manchesteriano
(C) estratégia empresarial do toyotismo – relação de trabalho pré-fordista
(D) regulação estatal do pós-fordismo – padrão técnico sistêmico-flexível 
OPÇÃO C
 Nesta questão é abordado o recorrente tema da industrialização. Na verdade, o foco da questão é uma comparação na origem histórica de um par de características, que coexistem atualmente nessa organização industrial atual. A primeira delas (o processo de terceirização) é característica marcante da indústria contemporânea, tendo seu ápice somente após o processo de desconcentração industrial presente no modelo Toyotista de produção. A segunda característica é a ampla exploração de mão-de-obra, marca recorrente desde os primórdios da industrialização mundial, sob forma da aplicação de mais valia exagerada sobre trabalhadores nativos, imigrantes e até mesmo crianças.
Professores: Augusto Neto e Frederico Basso
46- Imigração no Brasil (1820-1975)
www.ibge.gov.br
Diversas experiências históricas da sociedade brasileira interferiram nas variações dos fluxos imigratórios nos séculos XIX e XX. Para o período situado entre 1880 e 1899, a variação indicada no gráfico associou-s eao seguinte fator:
(A) expansão cafeeira
(B) crise da monarquia
(C) abolição da escravidão
(D) modernização industrial
 
OPÇÃO C A questão aborda o processo imigratório vivido pelo Brasil a partir da expansão cafeeira e também pelo grande impulso a partir da gradual restrição a escravidão. Pela interpretação do gráfico apresentado entre 1880 e 1899 podemos afirmar que o elemento responsável por uma mudança definitiva nos fluxos migratórios dentro do período abordado foi à abolição da escravidão ocorrida em 1888.
Professores: Daniel Jacuá e Manuel Salgado Pimenta.

52- A expansão do consumo de eletrodomésticos, como o televisor, foi uma das características do processo de modernização da sociedade brasileira nas décadas de 1960 e 1970. Havia, no entanto, contradições relacionadas ao exercício dos direitos políticos. Uma dessas contradições estava associada ao seguinte aspecto:
(A) restrição do voto feminino
(B) supressão do poder legislativo
(C) proibição das associações sindicais
(D) cerceamento da representação partidária 
OPÇÃO D
 Professores:Daniel Jacuá e Manuel Salgado Pimenta A questão aponta a contradição existente durante a Ditadura Civil-Militar brasileira (1964-1985), num período de intenso estímulo à liberdade de consumo ao mesmo tempo em que se desenvolveu um ambiente político autoritário. Trata-se de um momento assinalado pelo controle partidário, estabelecido a partir da instituição do bipartidarismo, implantado pelo AI-2, quando as organizações políticas existentes foram extintas para dar lugar à ARENA (Aliança Renovadora Nacional) e ao MDB (Movimento Democrático Brasileiro). Este cenário seria suplantado apenas nos anos 1980 com o retorno do pluralismo partidário

53- O Iluminismo é a saída do homem do estado de tutela, pelo qual ele próprio é responsável.
O estado de tutela é a incapacidade de utilizar o próprio entendimento sem a condução de
outrem. Cada um é responsável por esse estado de tutela quando a causa se refere não a uma
insuficiência do entendimento, mas à insuficiência da resolução e da coragem para usá-lo sem
ser conduzido por outrem. Sapere aude!* Tenha a coragem de usar seu próprio entendimento.
Essa é a divisa do Iluminismo.
*Expressão latina que significa “tenha a coragem de saber, de aprender”.
No contexto da expansão capitalista no século XIX, uma das ideias centrais do Iluminismo,de acordo com o texto, está associada diretamente à valorização da:
(A) superioridade técnica
(B) soberania econômica
(C) liberdade política
(D) razão científica
In: BOMENY, Helena e FREIRE-MEDEIROS, Bianca. Tempos modernos, tempos de sociologia. São Paulo: Ed. do Brasil, 2010.
IMMANUEL KANT (1784)
OPÇÃO D
A questão aponta a importância da filosofia iluminista baseada na razão como peça chave para desenvolvimento da sociedade, seria ela o instrumento capaz de levar os homens ao progresso econômico e cientifico. Isso pode ser comprovado com o amplo crescimento das inovações tecnológicas do século XIX, elementos fundamentais para o pleno entendimento acerca do desenvolvimento capitalista do período em questão.
Professores: Daniel Jacuá e Manuel Salgado Pimenta.


 54- O personagem Jeca Tatu, criado por Monteiro Lobato, tornou-se mais conhecido na década de 1930, por meio de anúncios publicitários, como o ilustrado abaixo:
Esse anúncio retratava aspectos da sociedade brasileira da época, expressando críticas
principalmente às condições de:
(A) acesso à escolarização
(B) assistência médico-hospitalar
(C) salubridade nas áreas rurais
(D) integração econômica regional 
OPÇÃO C

 Esta questão demonstra uma contraposição entre duas características típicas de ambientes como o apresentado pelo anúncio, na época recortada: a baixa assistência médico-hospitalar e a baixa salubridade nas áreas rurais. O gabarito é obtido pela interpretação do texto da questão, que cobra as características criticadas (a insalubridade) e não as proposições de soluções apresentadas (a assistência médico-hospitalar). Conhecimentos biológicos acerca da Ancilostomíase (o "Amarelão") facilitariam a compreensão, pois se trata de uma patologia adquirida pelo contato dos pés descalços com larvas provenientes de ovos de vermes parasitas nematelmintos depositados no solo.
Professores: Augusto Neto e Frederico Basso


 
55- No início de 2011, o mundo assistiu apreensivo e esperançoso ao sopro de inconformismo no
mundo árabe. Manifestantes contaram com a ajuda, em graus a serem precisados, de componentes
cada vez mais comuns em situações desse tipo: a internet e o telefone celular. Na Tunísia, ativistas
utilizaram Twitter e Facebook para organizar protestos. No Egito, blogs e também as redes sociais.
Os episódios reaquecem o debate sobre qual é, afinal, o potencial dessas tecnologias quando o assunto é ativismo político e opõem dois grupos de analistas: os ciberutópicos, que acham que blogs e celulares tudo podem, e os cibercéticos, que pensam o contrário. A revolução pode não ser tuitada, no sentido de que um Twitter só não faz a revolução. Mas as que acontecerem no século XXI, é certo, passarão pelo Twitter e similares.
Adaptado de http://veja.abril.com.br, 28/01/2011
A reportagem apresenta uma reflexão acerca das possibilidades e limitações do uso das
novas tecnologias no ativismo político no mundo atual.
As limitações existentes para o emprego dessas tecnologias são justificadas basicamente pela:
(A) disparidade regional quanto aos níveis de alfabetização
(B) hierarquização social relativa ao acesso às redes virtuais
(C) censura da mídia em função do intervencionismo governamental
(D) dispersão populacional devido às grandes extensões territoriais
 
OPÇÃO C O tema apresentado nesta questão é um fenômeno sócio-político extremamente recente, sendo esta uma característica e uma dificuldade para a resolução da mesma. Trata-se do fato de a tecnologia informacional ter se tornado recentemente uma importante ferramenta de ativismo político, como no caso dos recentes acontecimentos nos países do mundo árabe (revoluções populares articuladas, em grande parte, através de redes sociais). O imperativo da questão cobra do aluno "
Professores: Augusto Neto e Frederico Basso
limitações existentes para o emprego dessas tecnologias", abrindo um imenso leque de possibilidades, como as restrições ao acesso às técnicas informacionais, seja por questão de hierarquização social ou por censura política. Duas informações específicas auxiliam na compreensão do gabarito: a primeira é o fato de que estas revoltas do mundo árabe são revoltas populares, demostrando que essas tecnologias estão cada vez mais difundidas mesmo entre as classes sociais menos abastadas; e a segunda informação é o fato de que nestes casos específicos (Tunísia e Egito), a questão das redes sociais atuando como "arma" de articulação política motivou a censura por parte dos Estados Nacionais, como forma de tentar apaziguar as revoluções em andamento.


56-Os líderes dos países que integram os Brics – Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul –
encerraram seu terceiro encontro com um comunicado em que pedem conjunta e explicitamente,
pela primeira vez, mudanças no Conselho de Segurança das Nações Unidas. O texto defende
reformas na ONU para aumentar a representatividade na instituição, além de alterações no
Fundo Monetário Internacional e no Banco Mundial. Para os líderes dos Brics, a reforma da
ONU é essencial, pois não é mais possível manter as formas institucionais erguidas logo após
a Segunda Guerra Mundial.
Adaptado de O Globo, 15/04/2011
Uma das principais mudanças no contexto internacional contemporâneo que se relaciona
com as reformas propostas pelos Brics está indicada em:
(A) afirmação da multipolaridade
(B) proliferação de armas atômicas
(C) hegemonia econômica dos E.U.A.
(D) diversificação dos fluxos de capitais
 
OPÇÃO A
Tema de frequente discussão entre economistas atuais, a questão dos BRICS é apresentada por meio de uma diferente faceta: a influência política destes países. O texto aborda o anseio dos BRICS por "mudanças no Conselho de Segurança das Nações Unidas", visto que se trata de uma organização de poder que mantém "as formas institucionais erguidas logo após a Segunda Guerra Mundial", fazendo-os concluir que este resquício da Velha Ordem Mundial, não é adequável aos padrões multipolares, vigentes na Nova Ordem Mundial (período pós-guerra fria).
 
57- O presidente Roosevelt, que governou os E.U.A. entre 1933 e 1945, solicitou a inclusão de Walt Disney na lista de visitas de celebridades hollywoodianas aos países sul-americanos. Após a visita,Disney retornou aos Estados Unidos e produziu os desenhos animados “Alô, amigos” (1942) e “Os três cavaleiros”(1945), mais conhecido no Brasil como “Você já foi à Bahia?”. Essas criações de Disney pretendiam resumir, no plano simbólico, os laços de afeto e de cooperação que uniam os E.U.A. ao Brasil. As artes são frequentemente utilizadas como instrumento de propaganda política e ideológica. Os desenhos de Disney, por exemplo, foram peça importante para a estratégia geopolítica dos E.U.A. para a América Latina, como se observa no texto acima.
Essa estratégia geopolítica norte-americana foi concretizada na década de 1940 por meio de um conjunto de ações que ficou conhecido como:
(A) Aliança para o Progresso
(B) Política da Boa Vizinhança
(C) América para os Americanos
(D) Doutrina do Destino Manifesto
In: TERRA, Lygia et al. Conexões: estudos de geografia do Brasil. São Paulo: Moderna, 2009.
Adaptado de SIDNEY FERREIRA LEITE
OPÇÃO B
 A questão aborda a estratégia geopolítica norte-americana conhecida como a Politica da Boa Vizinhança, iniciada no governo de Franklin D. Roosevelt no período entre as décadas de 1930 e 1940. Essa politica tinha o objetivo de criar instrumentos políticos, econômicos e culturais para aproximar os E.U.A. com a América Latina. Isso pode ser verificado pelo exemplo verificado na questão, com a criação de personagens de inspiração latino-americana que passaram a compor o universo da Disney.
Professores: Daniel Jacuá e Manuel Salgado Pimenta.


 60- Observe a foto do grupo de Lampião e Maria Bonita e o mapa que destaca a área do Nordeste brasileiro onde o cangaço se disseminou nas décadas de 1920 e 1930.
O cangaço representou uma manifestação popular favorecida, basicamente, pela seguinte
característica da conjuntura social e política da época:
(A) cidadania restringida pelo voto censitário
(B) analfabetismo predominante nas áreas rurais
(C) criminalidade oriunda das taxas de desemprego
(D) hierarquização derivada da concentração fundiária
 OPÇÃO D

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