quinta-feira, 9 de junho de 2011

Imperialismo

Neocolonialismo


     Entre 1870 e 1945,as nações ricas e industrializadas, patrocinadas pela grande burguesia, avançaram sobre vastos territórios da África e Ásia. A ocupação pelas empresas capitalistas assumiu caráter colonialista - dai a designação neocolonialismo -, pois as áreas dominadas tornaram-se fornecedoras de matérias-primas e de mão-de-obra barata, além de atenderem à demanda de um excedente populacional europeu por novas terras.
     Em 1905 potências imperialistas dominavam quase toda a Oceania, 91% da África e 57% da Ásia.
     A expansão do mercado consumidor contribuiu para promover a acumulação de capitais pelas empresas, levando à formação de grandes conglomerados, que dominavam determinadas áreas de produção (fase monopolista). Assim capitalismo significou a expansão do capitalismo industrial.
     A colonização se fazia por ações violentas dos países imperialistas contra as populações dominadas. A justificativa para a dominação foi o "salvacionismo religioso", uma missão imposta por Deus aos homens brancos e civilizados para salvar "almas impuras" dos povos "bárbaros", que viviam nos continentes africano e asiático, o neocolonialismo do século XIX usou o argumento de levar o progresso da ciência e da tecnologia ao mundo.

Imperialismo da África

     Entre novembro de 1884 e fevereiro de 1885 foi realizado o Congresso de Berlim. Neste encontro, os países europeus imperalistas organizaram e estabeleceram regras para a exploração da África. Na divisão territorial que fizeram, a cultura e as diferenças étnicas dos povos africanos não foram respeitadas.



Imperialismo da Ásia

    O principal colonizador da Ásia foi a Inglaterra, excessivamente violenta e cruel não só pelas guerras de conquistas, mas também por ter desestruturado os modos de produção que garantiam o abastecimento dasa populações dominadas.
     Como conclusão, pode-se afirmar que os colonialistas do século XIX, só se interessavam pelo lucro que eles obtinham através do trabalho que os habitantes das colônias prestavam para eles. Eles não se importavam com as condições de trabalho e tampouco se os nativos iriam ou não sobreviver a esta forma de exploração desumana e capitalista. Foi somente no século XX que as colônias conseguiram suas independências, porém herdaram dos europeus uma série de conflitos e países marcados pela exploração, subdesenvolvimento e dificuldades políticas.


 
    

Nenhum comentário:

Postar um comentário