quarta-feira, 18 de maio de 2011

Brasil Colônia

Denomina-se Brasil Colônia período da história entre a chegada dos primeiros portugueses em 1500, e a independência, em 1822, quando o Brasil estava sob domínio socioeconômico e político de Portugal. Todavia, a rigor, o período colonial já havia terminado em 1815, quando Dom João VI elevou a condição do Brasil de colônia para a de Reino Unido, juntamente com Portugal e Algarves.
Eventualmente França e Holanda conquistaram o domínio de regiões estratégicas como, por exemplo, a ilha de São Luís do Maranhão (França Equinocial, a cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro (França Antártica) a cidade de Recife e parte dos atuais estados de Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte (Nova Holanda).
A despeito destas ocupações, manteve-se, no período colonial, a unidade linguística e cultural do Brasil.
O período colonial pode ser subdividido nas seguintes categorias:
  1. Período pré-povoamento (do descobrimento até 1530)
  2. Ciclo da cana de açúcar
  3. Ciclo do ouro.
A economia do período é caracterizada pelo tripé monocultura, latifúndio e mão de obra escrava.
Fonte: http://pt.wikipedia/



A organização administrativa inicialmente foi montada de forma descentralizada, através do sistema de Capitanias Hereditárias: o território foi dividido em lotes e concedido a pessoas interessasadas em vir colonizar a terra com seus próprios recursos.
Dois documentos regiam o sistema: as Cartas de Doação e os Forais.(...) A experiência não surtiu os efeitos esperados.
Modificou-se, então, o projeto descentralizador, com a criação do Governo Geral (1548), encarregado de prover apoio e coordenação às capitanias.(...)
Dois produtos chamam a atenção: o açúcar e o ouro. Ao lado deles algumas outras atividades: pecuária, tabaco, aguardente, algodão, droigasd do sertão.
Debret
A empresa açucareira teve êxito devido ao interesse do mercado externo; a experiência dos portugueses; a partcipação holandesa, através do financiamento, refino e distribuição do açúcar na Europa; a qualidade do solo e as condições climáticas do território brasileiro.
As razões da decadência do açúcar no século XVII prendem-se à União Ibérica (1580-1640) que levou Portugal a ser dominado pela Espanha. Os espanhóis, em guerra com a Holanda, proibiram a esta última continuar participando dos negócios açucareiros, motivando a invasão do Nordeste brasileiro pelos flamengos.
Após a sua expulsão, os holandeses deram início à produção do açúcar nas Antilhas, passando a concorrer com o nosso açúcar.
Os bandeirantes tiveram um papel relevante nesse momento, intensificaram sua procura por metais preciosos.
Entre 1693 e 1760, na região compreendida pelos estados de Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso, teve lugar a extração do ouro e dos diamantes. De imediato esta região, até então inexplorada, recebeu um extraordinário afluxo de pessoas, vindas da metrópole e de outras regiões da colônia, originando um conflito de interesses com os paulistas, do qual fez acontecer a Guerra dos Emboabas.
A regulamentação da atividade mineradora era muito rigorosa. A Intendência das Minas, a Criação das Casas de Fundição, a cota mínima anual de 100 arrobas, a derrama, o imposto de capitação eram formas de controle exercidas pelo governo de Portugal sobre essa região.
A cobrança do quinto assumia ares de uma vewrdadeira guerra. Diversas revoltas ocorreram nessa região.
Ouro Preto
A decadência da atividade mineradora prende-se ao esgotamento natural das jazidas,à pobreza técnica.
mina de ouro - MG
O ouro enviado para a Metrópole, lá não permaneceu, pois teve que ser enviado à Inglaterra, devido aos termos do Tratado de Methuen(1703).

Fonte:  História - Ricardo, Adhemar e Flávio

Nenhum comentário:

Postar um comentário